top of page
arteterapeuta denise schinetzky
Buscar

A integração da pessoa através do processo criativo na Arteterapia

A mente humana produz símbolos conscientes e inconscientes. E esses símbolos estão presentes em todas as áreas de nossa  vida. O processo criativo vivenciado na arteterapia faz com que a pessoa possa acessar esses conteúdos que estavam inconscientes, de forma a conhecer / reconhecer seus afetos, sonhos, desejos, medos, conflitos que compreendem sua psique. E é através do construir, das imagens, do tornar matéria, palpável, com forma e tudo que acessamos esses conteúdos, muitas vezes, inconscientes.


Dar atenção ao processo criativo da pessoa e significado às imagens e aos símbolos que aparecem nas atividades arteterapêuticas (desenho, pintura, teatro, poesia, dança, canto, modelagem, escultura etc.) é uma forma de escuta e de compreensão do processo emocional em que ela se encontra.


Nise da Silveira, através da construção de seu trabalho e pesquisa, revelou a importância das imagens e os temas míticos na compreensão de seus pacientes psiquiátricos e escreveu que "as criações artísticas, literárias ou plásticas, essas imagens poderão estar presentes, do mesmo modo que também marcam as etapas do processo normal de desenvolvimento da personalidade, processo que se desenvolve à medida que certos conteúdos da psique profunda vão sendo integrados" (2024, p. 99).


Através da minha experiência com crianças, adolescentes, adultos e idosos, percebi que a intervenção arteterapêutica, através do ato de encorajar os pacientes a se expressarem ao desenhar, ao pintar, modelar, possibilita que a pessoa faça um profundo mergulho no seu eu mais interior. Esse contato com a própria essência encoraja a pessoa a expressar os seus sentimentos, medos, conflitos, e, assim percebe-se e revela-se de modo espontâneo e autêntico por meio da arte. É esse permitir-se a expressar-se que pode repercutir significativamente para o desenvolvimento de uma melhor ideia de si, assim como,  O que, consequentemente, pode refletir na melhora da saúde psíquica e física da pessoa.


Referência:SILVEIRA, Nise da. O mundo das imagens, Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.

 

Foto

Crisstiane Bergmann é Psicóloga, Arteterapeuta, Analista Junguiana pelo IJRS / AJB / IAAPEspecialista em Psicologia Clínica Junguiana, Especialista em Violência Doméstica contra a criança e adolescente pela USP. Facilitadora em Círculos de Construção de Paz – Programa de Justiça Restaurativa TJRS / AJURIS. Professora da Especialização em Arteterapia Junguiana do IJRS. Está na coordenação do Núcleo de Famílias do IJRS e faz do Departamento Alma Brasileira AJB, do Departamento de Casal e Família AJB. Membro e professora da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul. crisbst@gmail.com.

 

Publicações:

1)Os Livros Negros de C.G. Jung e a Descoberta da Alma, organizado por Heloisa Longo, Sabina Vanderlei e Walter Boechat - coautora do artigo Jung e Salomé: o amor que transforma. Petropólis, RJ: Editora Vozes, 2025.

2)Artigo publicado na revista americana International Journal of Social Sciences and Management Review Volume: 07, Issue: 05 September - October 2024 ISSN 2582-0176. The Blood and Alchemy of the Transformation of the Brazilian People: The Blood of the Ancestors, The Blood of Childbirth and The Blood of Communion - Cristiane Bergmann and Walter Boechat (supervisor): http://ijssmr.org/uploads2024/ijssmr07_56.pdf;

3)Artigo publicado na revista americana Journal of Human Social Sciences: A - Arts & Humanities - Psychology , de Massachussets, com o artigo “O fogo, o amor, a flor de ouro e o processo de individuação – Uma reflexão sobre a dor da alma, o sacrifício e a transformação a partir das imagens de ‘Os Livros Negros’ de Carl Gustav Jung”. http://3d.globaljournals.org/Virtual_3D_GJHSS_(A)_Volume_22_Issue_9/ 

4) Artigo “Individuation and the transformation of society through the intersection of the Jungian approach and quantum physics” publicado no livro A LOOK AT DEVELOPMENT, ISBN: 978-65-84976-39-9 DOI: 10.56238/alookdevelopv1-142 http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/1687

5)Artigo publicado “A alma ferida e a justiça restaurativa - a infração e a punição de adolescentes sob olhar da Psicologia Junguiana”, na revista Brazilian Journals. Versão do artigo na revista versão do artigo em pdf.

6)Livro publicado “Ao Encontro de Jung”, pela editora Fi, https://www.editorafi.org/592jung

7)Estudo analítico de educação rural com tecnologia – pesquisadora no estudo publicado pela Fundação Telefônica, sob a coordenação de David Cavallo, 2014.

 
 
 

Site 100% Seguro SSL | Politica de Privacidade

© 2023 by Art&terapia Junguiana - created by unificadesign

dca_1.png
bottom of page